in

9 alimentos que podem danificar seus dentes

Você sabia que existem alguns alimentos que podem danificar seus dentes? Estes são alguns cuidados que deve ter com seu consumo.

Embora possa parecer-nos que escovar os dentes logo após comer é o melhor, em alguns casos pode ser contraproducente e danificar o esmalte

Se você quer ter dentes saudáveis ​​e bonitos, tome nota de quais são os alimentos que podem prejudicá-lo.

Isso porque às vezes, abusamos de certos produtos sem levar em conta as consequências, como, precisamente, os danos ou o aparecimento de manchas nos dentes.

1. Café.

O café tem muitos benefícios, mas pode causar muito dano no esmalte dentário se você beber demais.

Se não for consumido com moderação, o café pode desgastar o esmalte do dente e dar aos dentes uma aparência amarelada.

No caso de tomar várias xícaras de café por dia, tente substituir algumas delas por outras bebidas mais saudáveis, como o chá verde.

2. Refrigerantes.

Os refrigerantes têm um alto teor de açúcares, por isso não são os mais recomendados.

Além disso, alguns deles têm cafeína e outras substâncias ácidas que danificam o esmalte dos dentes. Escolha sucos naturais e lembre-se de que beber água é a melhor maneira de se manter hidratado.

3. Álcool.

Embora no início possa parecer que não há nenhuma relação, a verdade é que o álcool é um dos maiores inimigos quando o que se procura é ter um sorriso saudável.

É uma substância que desidrata e resseca a mucosa oral. Isso torna as gengivas mais sensíveis e resulta em dano estético mais visível aos dentes.

4. Limão.

O limão é uma fonte de vitamina C, mas nem tudo são benefícios neste cítrico. Isso se deve ao fato de que a sua composição ácida pode enfraquecer o esmalte dental.

No entanto, deve-se notar que seus benefícios são muito maiores do que os possíveis contratempos, de forma que é melhor continuar a ingeri-lo.

Para evitar riscos, espere pelo menos 30 minutos para escovar os dentes. Esse gesto simples será suficiente para preservar o seu esmalte e continuar a aproveitar os benefícios.

5. Ameixas e outros frutos desidratados.

Os damascos, os pêssegos e as ameixas contêm uma quantidade natural elevada de açúcar e, com uma consistência viscosa, podem grudar nos dentes e danificar o esmalte como se fossem um doce.

É por isso que é melhor comê-los com moderação e escovar seus dentes duas vezes por dia para remover os resíduos que podem ter aderido a eles.

6. Bolachas salgadas.

Algo que muitas pessoas desconhecem, embora seja muito importante, é o dano que o sal pode produzir no esmalte, pois tem o mesmo efeito que o açúcar.

O sal concentrado de alimentos processados, como batatas fritas e bolachas, é muito corrosivo para o esmalte de nossos dentes, então tenha muito cuidado com este tipo de alimento.

7. Alguns molhos.

Ketchup, vinagre balsâmico e molho de soja não serão os melhores aliados para seus dentes, pois todos esses alimentos mancham o esmalte.

Recomenda-se não consumi-los em grande quantidade se quiser ter um sorriso perfeito. Para isso, nada como reduzir o consumo desses molhos e substituí-los por outros condimentos, como o óleo.

8. Produtos de açúcar.

Este talvez seja o ponto mais óbvio, mas o açúcar e os produtos com excesso de açúcar podem se tornar o pior pesadelo para o nosso esmalte.

Por quê? Este tipo de alimento desmineraliza o esmalte, com as consequências que isso implica.

No caso das bebidas, é aconselhável tomá-las com um canudinho, de modo que o efeito negativo sobre os dentes não seja tão abrupto.

Além disso, se consumir alimentos com muito açúcar, é aconselhável enxaguar bem a boca depois.

9. Bebidas com temperaturas extremas.

Tanto as bebidas muito quentes ou muito frias aumentam a sensibilidade dos dentes e inflamam os vasos sanguíneos dentro do dente.

Para evitar o desconforto, é aconselhável comer alimentos ou bebidas com a temperatura moderada, uma vez que mudanças abruptas não são recomendadas para nosso esmalte dentário ou para o dente em si.

Qual é o melhor chá para emagrecer?

6 formas naturais para eliminar a celulite em casa