in

8 coisas que você precisa saber sobre seu cérebro

Quer saber como melhorar o desempenho do seu cérebro? Antes, precisa conhecer como certos hábitos e sentimentos o afetam.

Existem pequenas negligências que afetam muito seu cérebro. Descobrir ou mesmo se apaixonar podem causar uma mudança na maneira como sua cabeça funciona. Também há emoções que desencadeiam os mesmos impulsos cerebrais, apesar de serem praticamente o oposto.

Estas são algumas coisas que precisa saber sobre seu cérebro para cuidar melhor dele.

1. Não dormir causa perda de memória.

Agora entendemos porque depois de uma grande festa temos pequenas lacunas mentais da noite anterior. É claro que parte disso é culpa do álcool, mas também por não dormirmos. Em casos extremos, a insônia é uma das causas da doença de Alzheimer.

2. Ser estressado destrói seu cérebro.

Quando você está estressado, não pensa com a cabeça e na verdade, gradualmente se desgasta, perde a memória, a habilidade de aprender e o autocontrole. Além de gerar irritação, ansiedade, tensão e distração.

3. O amor e o ódio afetam as mesmas áreas.

Como diz um ditado bem conhecido, entre amor e o ódio há um passo, e parece que a mesma reação ocorre no cérebro quando você ama alguém ou quando odeia. Ambos os sentimentos afetam áreas semelhantes, que processam seu julgamento e pensamento lógico. É por este motivo que quando você ama alguém, perde um pouco a noção, e quando odeia, também.

4. Não beber água desidrata seu cérebro.

A imagem é muito clara. O cérebro é como uma esponja, sendo 80 por cento de água e, se perde apenas uma pequena porcentagem do líquido, pode prejudicar memória de curto prazo e habilidades cognitivas. Não que alguém propositalmente chegue à isso.

5. O açúcar deixa você menos inteligente.

Se você é um fanático da glicose ou do glutamato monossódico em todas as suas expressões, eu tenho más notícias pra você: O excesso desses alimentos reduz sua capacidade de aprender, lembrar e se concentrar, porque o açúcar prejudica as conexões neurais do cérebro.

6. O amor romântico e o materno são muito parecidos.

O amor romântico e o amor materno ativam zonas similares do cérebro. Mas enquanto o amor de um casal ativa as áreas dedicadas às relações íntimas, ansiedade e euforia, o amor materno ativa a área da ternura.

7. Pintar melhora seu cérebro.

Esta é uma vitória para a arte, já que um estudo mostra que ao pintar ou contemplar uma obra de arte, há um estímulo ao cérebro, que contribui para tornar os efeitos da passagem do tempo mais lentos.

8. Definitivamente, ler é mais benéfico do que assistir TV.

Um estudo destacou que ler possui muitas vantagens cerebrais em comparação com as desvantagens de assistir televisão, porque ativa as habilidades cognitivas do cérebro. Agora entendemos o porque de Matilda e sua família não se entenderam.

7 sinais de que sua circulação está com problemas

7 palavras que os mentirosos usam