in

10 dicas para saber como tratar a gastroenterite

Estas são algumas dicas que você deve ter em mente para saber como tratar a gastroenterite em caso de necessidade.

A gastroenterite é uma inflamação do estômago que ocorre quando vírus como rotavírus ou norovírus alteram a capacidade do intestino para regular a absorção e secreção de sais e água. Isso faz com que o paciente tenha diarreia, vômito, febre e dor abdominal.

Quanto ao contágio, é necessário levar em conta que, de alguns dias antes de sofrer os sintomas, até alguns dias depois, o vírus pode ser transmitido a outras pessoas. Por outro lado, a gastroenterite é uma doença que desaparece por si só, embora seja importante ir ao médico para que este nos oriente para superá-la da melhor maneira possível.

No entanto, há algumas dicas que você deve levar em conta para tratar a gastroenterite.

1. Muita hidratação, mas pouco a pouco.

Durante os episódios mais agudos da doença, assegure-se de repor os líquidos e sais minerais que você está perdendo bebendo muitos líquidos, mas em pequenas quantidades e a cada 30-60 minutos. Beber muito pode causar novos vômitos.

2. Consuma apenas certos alimentos.

Durante a fase em que ainda existem sintomas, como a diarreia, uma dieta específica deve ser seguida, como chá ou infusão para o café da manhã ou lanche e arroz cozido, peito de peru e peixe cozido em outras refeições.

3. Faça uso dos “aliados de sua recuperação”.

Algumas frutas como marmelo, maçã (descascada e ralada) e nêspera são altamente recomendadas durante a fase de recuperação da doença.

4. Lave suas mãos com frequência.

Para evitar infectar outras pessoas, lave-as depois de ir ao banheiro ou depois de trocar as fraldas. Faça isso cuidadosamente com água morna e com sabão ou, alternativamente, com alguma solução à base de álcool.

5. Manuseie e conserve bem os alimentos.

Qualquer alimento que seja servido cru ou incorretamente manipulado pode ser contaminado com o norovírus. Então, lave bem.

6. Sempre tenha limpeza máxima na cozinha.

Execute uma limpeza escrupulosa de talheres, utensílios de cozinha e superfícies, especialmente após um episódio de vômito ou diarreia, para manter o vírus que causa gastroenterite longe do corpo.

7. Não tome antibióticos.

No caso de gastroenterite viral, ou seja, causada por vírus e não por bactérias, os antibióticos são totalmente inúteis.

8. Diga não para os antidiarreicos.

Esses tipos de medicamentos também não devem ser administrados às crianças, sem antes falar com o médico, pois podem fazer a infecção durar mais tempo.

9. Mantenha a desidratação sob controle.

A desidratação é a principal complicação da gastroenterite, por isso é importante reconhecer seus sintomas – pele seca e enrugada; irritabilidade ou confusão; náuseas ou tontura; batimentos cardíacos e respiração rápidos, entre outros. Na presença destes, consulte um médico.

Além disso, o risco de desidratação é maior em lactentes e crianças pequenas, então os pais devem monitorar o número de fraldas molhadas mudadas a cada dia quando seu filho está doente.

10. Consulte um médico se não melhorar.

Os sintomas associados à gastroenterite geralmente desaparecem após um período de um a três dias, embora possam durar até quinze. Se depois desse tempo você ainda notar desconforto, vá ao médico.

8 erros que você comete ao tomar banho

4 tipos de alimentos que você deve comer se deseja perder peso